Defesa Civil de Petrópolis entra em estágio de Atenção após forte chuva
29/01/2026
(Foto: Reprodução) Defesa Civil de Petrópolis entra em estágio de Atenção após forte chuva
A Defesa Civil de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, elevou, na tarde desta quinta-feira (29), o estágio operacional do município para Atenção por causa da chuva forte que atingiu a cidade. Segundo o órgão, apesar dos transtornos, não houve registro de ocorrências graves.
A Rua Coronel Veiga, no Centro, que chegou a ser afetada, foi liberada para o tráfego de veículos, de acordo com boletim divulgado às 17h30.
Ainda conforme a Defesa Civil, foram registrados alagamentos em alguns pontos do município e quedas de árvores, sem vítimas. O monitoramento das condições do tempo segue sendo feito, e novos alertas podem ser emitidos a qualquer momento.
📱 Siga o canal do g1 Região Serrana no WhatsApp.
Pontos de apoio abertos
Três pontos de apoio permanecem abertos para moradores de áreas de risco: Alto Independência, São Sebastião e Siméria. O atendimento ocorre nas escolas municipais Alto Independência, Papa João Paulo II e Rosalina Nicolay.
Às 17h, a Defesa Civil informou que um segundo toque de sirenes foi acionado nessas regiões. A orientação é para que os moradores se desloquem de forma preventiva para o ponto de apoio mais próximo.
Volume do rio Quitandinha na altura da Rua da Imperatriz, no Centro
Priscila Torquato/g1
Acumulado de chuva
Os maiores volumes de chuva registrados na última hora foram:
Independência 2: 61,12 mm
São Sebastião 1 – Vital: 42 mm
Independência – Taquara: 25,8 mm
Nas últimas 24 horas, os acumulados chegaram a:
Independência 2: 67,85 mm
São Sebastião 1 – Vital: 51,6 mm
Chácara Flora – Geo: 50 mm
Câmeras liberadas
A Prefeitura de Petrópolis liberou temporariamente o acesso às imagens das câmeras de monitoramento do Centro Integrado de Monitoramento e Operações de Petrópolis (Cimop). As imagens estão disponíveis no site, com link exibido na página inicial.
Para receber alertas da Defesa Civil, é possível cadastrar o CEP enviando uma mensagem de texto para o número 40199. Em caso de emergência, o telefone é o 199. As atualizações também são divulgadas pelas redes sociais da Defesa Civil e da Prefeitura, além do boletim meteorológico no site.
Câmeras do Cimop com acesso liberado
Divulgação